6/05/2017

Lifestyle| Acreditas em crenças e mezinhas?


crença





 Por aqui temos uma nova temática, fatos curiosos e estranhos e nada melhor que começar com alguma crença!



Pois é, como eu sou uma pessoa muito, mas muito curiosa achei engraçado trazer esta temática, onde vou partilhar as minhas curiosidades, e aquilo que não sabia ou conhecia! E acredita que há muita coisa que não sabemos o porquê dela ser assim, ou de como surgiu e quando. A base destes posts será esclarecer mas o tema vai ser sobre qualquer coisa que exista, e como já viste a primeira curiosidade a "matar" por aqui tem a ver com "crença", ou superstição. Aquelas coisas que existem e acontecem e não sabemos como nem porquê!


Hoje e para começar numa maré de sorte, o tema curioso é a Crença de Cruzar os Dedos e fazer Figas !
Certamente já fizeste um destes gestos, depositaste nele toda a esperança que o que querias fosse realizado.. 

Dedos Cruzados é um gesto com a mão em que o dedo médio atravessa por cima do dedo indicador.
E porque fazemos  esta ginástica contorcionista de dedos??
É só um dos imensos gestos mundiais que existem, todas as culturas têm as suas crenças e pedir boa sorte é sem dúvida das convicções mais usadas! 
Várias são as opiniões acerca do cruzar os dedos...
Opiniao

A opinião mais comum, leva-nos ao tempo do Cristianismo na Europa, logo nos inícios, quando havia perseguição cristã, este gesto semelhante à Cruz usado pelo povo cristão, e encoberto na crença cristã servia  para se cumprimentarem, identificarem e desejarem bençãos entre si, evitando que os romanos vissem e os prendessem.
Outra opinião tem a ver com os escravos negros, também eles faziam este gesto semelhante à Cruz para afastar deles mesmos ou de um lugar, espíritos maus e energia negativa, usando esta crença para ter pureza e limpeza de espírito.
Nos tempos medievais o medo do desconhecido era sempre levado para o mal, para o inferno, para a morte, toda a crença era usada para protecção, o sinal da cruz e o cruzar dos dedos não faltavam sempre que alguém tossia ou espirrava. Verdade! Não havia medicina, não havia vacinas, não havia conhecimento e as doenças eram constantes, hoje em dia recorremos ao benuron e ao brufen, naquele tempo toda a crença era o melhor remédio!!

Hoje em dia esta crença já não vai por caminhos religiosos, é usada como sinal de esperança e boa sorte, mas também é usada para anular alguma promessa.Quem nunca prometeu alguma coisa e tinha a mãozinha escondida a cruzar os dedos??
crença
Basicamente  cruzar os dedos é a imitação humana possível da Cruz onde Cristo foi crucificado, sempre que nos referimos a ela é para protecção e ajuda!
crença


A crença neste gesto é imensa e poderosa, e a tua convicção nela com certeza já realizou alguns dos teus pedidos!!


crença

Figas.. quem nunca fez ??
Lembro me de ser criança e passar por um cemitério, ou um funeral, ou mesmo uma vizinha menos boa, e a minha mãe dizer :
" Faz figas filha" e eu lá fazia com toda a garra e crença !!

Mas ao contrário do cruzar os dedos fazer figas não é de todo para protecção, a origem deste gesto é italiana, na Itália antiga usada pelo povo etrusco na era romana, e conhecida como "Mano Fico", este símbolo era nada mais nada menos que a representação dos genitais femininos, e era associado à fertilidade e erotismo,,
mal a minha mãe sabia quando me mandava fazer figas!!
crença
e certamente muitos também não sabiam que a figa usada como amuleto era crença de fertilidade e erotismo
crença

e sim eu também tinha uma numa pulseira..
Mas fica a saber, que também ao contrário do cruzar os dedos cujo simbolismos é idêntico pelo mundo, a figa Não o É !! Ela representa coisas diferentes em vários Países.
Na Turquia por exemplo este sinal conhecido como "NAH" é um gesto muito conhecido e altamente ofensivo.
Na Itália de hoje manteve a semelhança à genitália feminina, e com o tempo tornou-se um gesto grosseiro e por lá semelhante ao uso do dedo médio.
Nos EUA , ou países de língua inglesa este gesto é uma brincadeira infantil que simboliza o tirar o nariz de uma criança.
No Brasil por exemplo, este sinal deseja boa sorte e é usado como amuleto contra o olho gordo, acreditando que o obsceno do gesto distraia o mal .

"Ninguém é pobre senão de juízo"

Eu já não faço figas há muito, muito tempo, e creio que só por causa de um jogo de futebol de Portugal no Europeu é que cruzei os dedos,, e não resultou porque perdemos com a Grécia!!,, Vendo bem Não tenho nenhum sinal que use por sorte ou superstição e também não acredito em nenhum, mas que é um fato curioso é, uma crença que existe há séculos e se mantêm.
E tu Quando pedes protecção e boa sorte que crença usas para boa sorte??



5 comentários:

  1. Nossa adorei esta tua nova rubrica
    aprendi um pouco mais

    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Já não faço figas/cruzo os dedos a algum tempo mas às vezes há que rezar aos anjinhos xD

    ResponderEliminar
  3. É tão bom aprender! Gostei da rubrica! :)

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  4. Por acaao não tenho o hábito de cruzar os dedos (e também quase não consigo cruzar. Eheh). Já as figas às vezes sai por brincadeira mas nem me lembro da ultima vez que fiz.
    Beijinhos ��

    Blogdiariodeumafamilianormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo teu comentário.
A tua opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Espero que voltes!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...